quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Primeiras apresentações da Fanfarra da Escola Helena

E.E. Helena de Campos Camargo realiza primeiras apresentações da Fanfarra da escola

Apresentações são gratuitas e acontecem no sábado, às 11h e às 11h45, no Centro, em Indaiatuba; fanfarra é realização de um antigo sonho de Doraci Vendramini Moreira

Texto: Simone Santos

Acontece nesse sábado (04/09), na Praça Rui Barbosa, a concretização de um velho e antigo sonho: a primeira apresentação da fanfarra da E.E. Helena de Campos Camargo. Trata-se, é verdade, de um sonho que sempre existiu para a diretora da unidade escolar Doraci Vendramini Moreira, mas que unido ao dinamismo e ao talento do professor Miguel Lima da Costa, agora é realidade. A primeira apresentação é na Praça Rui Barbosa, às 11h, mas a segunda já está marcada: ocorre na sequência, no mesmo dia 4, às 11h45, na Praça Dom Pedro I.
Segundo Doraci, a comunidade escolar inteira também está envolvida no projeto. “Havíamos iniciado com os professores e junto aos alunos um projeto de “Resgate de Valores” e quando me vi diante da possibilidade de juntar esse projeto ao da Fanfarra de maneira que culminasse em um momento de civismo, não parei para pensar: Juntamos forças, corremos atrás de parcerias e hoje a Escola Helena tem uma Fanfarra”, comemora.
Ao sonho, Doraci juntou pequenos e grandes ‘pensadores’, outros ‘sonhadores’ e, claro, muito suor, alegrias e boa vontade. O resultado não é só uma fanfarra que vai encantar todo mundo dia 4, com um repertório baseado num ato cívico. É também uma reunião de meninos e meninas talentosas, mas acima de tudo, com garra para enfrentar as barreiras que o ensino público tem imposto nos últimos tempos, às instituições, professores e alunos.
“Agradeço do fundo do coração a todos que acreditaram e investiram para que um sonho se transformasse em realidade”, diz Dora. Para a educadora, sábado não será apenas um dia de fanfarra na Praça. Será também a confirmação de que uma escola pode – e deve – transformar sonhos em realidade, acreditar no potencial de cada um de seus alunos, dar vez e voz a todos os ‘sonhadores’, dar espaço para que aqueles desacreditados Grêmios Estudantis possam mostrar que a batalha do dia a dia vale à pena.
“Considero que ainda somos poucos, mas acredito que a cada dia esse contingente irá aumentar ao perceber que sabemos realmente para onde queremos levar nossos alunos. Nosso objetivo é: Abrir-lhes os horizontes, para que percebam o verdadeiro valor da educação; para que caminhem em uma estrada que os conduzirá a um futuro melhor; para que entendam que o caminho, embora pareça difícil, é muito benéfico e prazeroso; para que não ofereçam resistências e se entreguem aos saberes dos mestres que hoje tentam conduzi-los nesse pedaço de estrada porque já vislumbram o futuro que desejam a cada um dos estudantes”. Com trabalho, vontade e força, Doraci já conseguiu. E você?

Cultura da Paz

A Escola Helena tem mais novidades para o mês de setembro. “Vamos lançar formalmente o Projeto “Cultura da Paz”, que cultiva a cidadania, os atos cívicos, a união de todos. Sabemos o que queremos! O mundo precisa de pessoas que sonham, acreditam e fazem dos sonhos, realidades! Eu acredito!”. E, ao que parece, todos da Escola Helena, também!

SERVIÇO

Dia 04/09
11h – Apresentação da Fanfarra da E. E. Helena de Campos Camargo, na Praça Rui Barbosa
11h45 - Apresentação da Fanfarra da E. E. Helena de Campos Camargo, na Praça Dom Pedro I
Entrada: Gratuita

http://www.quantanoticia.com.br/site/noticias.asp?UID=65F735A8-4A9A-43BE-B14A-E482BE643318

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bullying

Para baixar o arquivo "Bullying" clique no título.

Um comportamento indisciplinado

Para baixar o arquivo "Um comportamento indisciplinado" clique no título.

10 novas competências para ensinar

Para baixar o arquivo "10 Novas competências para ensinar" clique no título.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ESCOLA É...

o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros,programas,horários, conceitos...Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.O diretor é gente,o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem,é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se,ser feliz."
PAULO FREIRE

BIOGRAFIA DA PROFª HELENA DE CAMPOS CAMARGO

Nascida em Jaú em 17 de Maio de 1893.
Filiação: Coronel José Vidente de Campos e de dona Ana Guilhermina de Mendonça.
Casada com o Sr. Luis Teixeira de Camargo Junior.
Diplomada pela Escola Normal Caetano de Campos em São Paulo, em 1911.
Nomeada professora do Grupo Escolar "Randolfo Moreira Fernandes" em Indaiatuba, onde se aposentou em 1944.
Em 15 de Outubro de 1960, foi inaugurada no Grupo Escolar "Randolfo Moreira Fernandes" uma sala com o seu nome: em Junho de 1963 o Clube Filatélico dessa mesma Escola.
Essa escola passou a chamar Grupo Escolar Profª Helena De Campos Camargo e hoje "E.E.PROFª HELENA DE CAMPOS CAMARGO"

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMPARTILHAR

"Na essência dos seres humanos
Há sempre um janela aberta
Uma possibilidade concreta
De transformar os sonhos

Porém, em suas incessantes buscas pela felicidade
Esquecem o mais elementar
Que é o sentido de compartilhar
Para que seja possível mudar a realidade

É necessário ceder e doar, tolerar e acolher
Transigir e dialogar
Conquistar e sobretudo, fazer:

" ... fazer da vida, um convite à liberdade ao despertar da “humaneza” latente cá dentro de cada um de nós, somos mais e talvez possamos descobrir outros caminhos, aportar em nossas mesmas terras, mares e rios…"


AjAraújo