E.E. Helena de Campos Camargo realiza primeiras apresentações da Fanfarra da escola
Apresentações são gratuitas e acontecem no sábado, às 11h e às 11h45, no Centro, em Indaiatuba; fanfarra é realização de um antigo sonho de Doraci Vendramini Moreira
Texto: Simone Santos
Acontece nesse sábado (04/09), na Praça Rui Barbosa, a concretização de um velho e antigo sonho: a primeira apresentação da fanfarra da E.E. Helena de Campos Camargo. Trata-se, é verdade, de um sonho que sempre existiu para a diretora da unidade escolar Doraci Vendramini Moreira, mas que unido ao dinamismo e ao talento do professor Miguel Lima da Costa, agora é realidade. A primeira apresentação é na Praça Rui Barbosa, às 11h, mas a segunda já está marcada: ocorre na sequência, no mesmo dia 4, às 11h45, na Praça Dom Pedro I.
Segundo Doraci, a comunidade escolar inteira também está envolvida no projeto. “Havíamos iniciado com os professores e junto aos alunos um projeto de “Resgate de Valores” e quando me vi diante da possibilidade de juntar esse projeto ao da Fanfarra de maneira que culminasse em um momento de civismo, não parei para pensar: Juntamos forças, corremos atrás de parcerias e hoje a Escola Helena tem uma Fanfarra”, comemora.
Ao sonho, Doraci juntou pequenos e grandes ‘pensadores’, outros ‘sonhadores’ e, claro, muito suor, alegrias e boa vontade. O resultado não é só uma fanfarra que vai encantar todo mundo dia 4, com um repertório baseado num ato cívico. É também uma reunião de meninos e meninas talentosas, mas acima de tudo, com garra para enfrentar as barreiras que o ensino público tem imposto nos últimos tempos, às instituições, professores e alunos.
“Agradeço do fundo do coração a todos que acreditaram e investiram para que um sonho se transformasse em realidade”, diz Dora. Para a educadora, sábado não será apenas um dia de fanfarra na Praça. Será também a confirmação de que uma escola pode – e deve – transformar sonhos em realidade, acreditar no potencial de cada um de seus alunos, dar vez e voz a todos os ‘sonhadores’, dar espaço para que aqueles desacreditados Grêmios Estudantis possam mostrar que a batalha do dia a dia vale à pena.
“Considero que ainda somos poucos, mas acredito que a cada dia esse contingente irá aumentar ao perceber que sabemos realmente para onde queremos levar nossos alunos. Nosso objetivo é: Abrir-lhes os horizontes, para que percebam o verdadeiro valor da educação; para que caminhem em uma estrada que os conduzirá a um futuro melhor; para que entendam que o caminho, embora pareça difícil, é muito benéfico e prazeroso; para que não ofereçam resistências e se entreguem aos saberes dos mestres que hoje tentam conduzi-los nesse pedaço de estrada porque já vislumbram o futuro que desejam a cada um dos estudantes”. Com trabalho, vontade e força, Doraci já conseguiu. E você?
Cultura da Paz
A Escola Helena tem mais novidades para o mês de setembro. “Vamos lançar formalmente o Projeto “Cultura da Paz”, que cultiva a cidadania, os atos cívicos, a união de todos. Sabemos o que queremos! O mundo precisa de pessoas que sonham, acreditam e fazem dos sonhos, realidades! Eu acredito!”. E, ao que parece, todos da Escola Helena, também!
SERVIÇO
Dia 04/09
11h – Apresentação da Fanfarra da E. E. Helena de Campos Camargo, na Praça Rui Barbosa
11h45 - Apresentação da Fanfarra da E. E. Helena de Campos Camargo, na Praça Dom Pedro I
Entrada: Gratuita
http://www.quantanoticia.com.br/site/noticias.asp?UID=65F735A8-4A9A-43BE-B14A-E482BE643318